Ainda são desconhecidas as causas do incêndio que consumiu uma parte do Campo de Instrução de Santa Maria (Cism), onde o Exército Brasileiro realiza manobras e treinamentos. Como a área é militar, o Corpo de Bombeiros de Santa Maria só pode entrar quando foi autorizado pelo comando, o que aconteceu apenas por volta das 21h da noite da quarta-feira.
Conforme o setor de Comunicação Social da 3ª Divisão de Exército de Santa Maria, o fogo teria se concentrado na Coxilha do Campo de Instrução. Sobre as causas, não informou o que poderia ter causado o acidente. Mesmo com o fogo controlado, no final da tarde da quinta-feira ainda possível ver alguns focos de fumaça.
MPE arquiva procedimento que investigava surto infeccioso de Santa Maria
De acordo com a guarnição do Corpo de Bombeiros de Santa Maria, localizada no Parque Pinheiro Machado, um caminhão com três homens se deslocou para o local por volta das 21h e permaneceu até a meia noite quando o fogo cedeu. Ainda conforme a guarnição, o Exército colocou à disposição sete militares e um blindado para ajudar a combater o sinistro, que estava nas proximidades da rua Juca Monteiro, onda há várias residências. Na quarta-feira à noite o setor de Comunicação Social do Exército informou que havia sido feito um procedimento chamado acero, uma raspagem da vegetação, o que teria ajudado no combate ao fogo.
Ao todo, foram em torno de oito horas apagando o sinistro. Isto porque, conforme informações do EB, um pelotão de militares já estava trabalhando no combate ao incêndio desde a tarde de quarta-feira. O CISM tem uma área de aproximadamente seis mil hectares.